Tribuna Capital
  • Home
  • Notícias
    NotíciasShow More
    Resultado das Escolas de Samba de São Paulo 2026: Análise do Desempenho e Tendências do Carnaval Paulistano
    Resultado das Escolas de Samba de São Paulo 2026: Análise do Desempenho e Tendências do Carnaval Paulistano
    fevereiro 19, 2026
    A segurança em eventos institucionais depende de protocolos claros de reação a incidentes, destaca Ernesto Kenji Igarashi.
    Segurança em eventos institucionais: Protocolos essenciais de reação a incidentes
    fevereiro 18, 2026
    O Plano Safra é decisivo para a modernização do campo ao ampliar acesso a crédito e tecnologia, avalia Aldo Vendramin.
    Plano Safra e modernização do campo: Como o crédito impulsiona tecnologia e produtividade
    fevereiro 12, 2026
    Ernesto Kenji Igarashi explica a legitimidade da atuação armada em ambientes civis.
    Lift facial com Milton Seigi Hayashi: Quando a cirurgia é indicada e por que nem todo rejuvenescimento é resolvido com preenchimento?
    fevereiro 2, 2026
    Andre de Barros Faria mostra por que empresas maduras estruturam governança antes da crise, garantindo clareza, controle e decisões seguras no longo prazo.
    Empresas maduras têm governança antes de ter crise
    janeiro 30, 2026
  • Política
    PolíticaShow More
    PCdoB aprova resolução política e define estratégia eleitoral em São Paulo
    PCdoB aprova resolução política e define estratégia eleitoral em São Paulo
    fevereiro 19, 2026
    O impacto da crise política no desempenho esportivo do São Paulo em 2026
    O impacto da crise política no desempenho esportivo do São Paulo em 2026
    janeiro 23, 2026
    Operação Integrada em São Paulo Combate Violência Contra Mulheres com Ações de Prisão e Proteção
    janeiro 15, 2026
    Saiba como acionar a rede de proteção do Governo de SP em casos de violência contra a mulher: passos essenciais para garantir segurança imediata
    dezembro 4, 2025
    Governo de SP lança plano contra crise hídrica que prevê até 16h de restrição e rodízio
    outubro 27, 2025
  • Tecnologia
    TecnologiaShow More
    Tecnologia de ultrafiltragem fortalece o tratamento de água em São Paulo e amplia segurança hídrica
    Tecnologia de ultrafiltragem fortalece o tratamento de água em São Paulo e amplia segurança hídrica
    fevereiro 19, 2026
    São Paulo e o Crescimento da Produção de Alface com Tecnologia Hidropônica
    São Paulo e o Crescimento da Produção de Alface com Tecnologia Hidropônica
    janeiro 23, 2026
    Cresce a Preocupação com a Segurança Automotiva no Interior Paulista
    janeiro 15, 2026
    Conecta PretaLab apresenta ferramentas de IA a mulheres negras em SP
    dezembro 4, 2025
    Inovação e Crescimento: Como São Paulo se Torna um Polo Tecnológico Vibrante
    outubro 27, 2025
  • Sobre Nós
Reading: Estranho sinal de rádio intermitente do espaço intriga astrônomos
Share
Search
Tribuna CapitalTribuna Capital
Font ResizerAa
Search
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
Tribuna Capital > Blog > Tecnologia > Estranho sinal de rádio intermitente do espaço intriga astrônomos
Tecnologia

Estranho sinal de rádio intermitente do espaço intriga astrônomos

Diego Rodríguez Velázquez
Diego Rodríguez Velázquez setembro 19, 2024
Share
SHARE

Cientistas dizem acreditar que a maioria dos sinais transientes de rádio vem de estrelas de nêutrons em rotação conhecidas como pulsares

Quando nós astrônomos voltamos nossos radiotelescópios para o espaço, às vezes detectamos “explosões” esporádicas de sinais de rádio originárias das profundezas do Universo. Nós as chamamos de “sinais transientes de rádio”: algumas irrompem apenas uma vez, para nunca mais serem vistas, enquanto outras “piscam” em padrões previsíveis.

Acreditamos que a maioria dos sinais transientes de rádio vem de estrelas de nêutrons em rotação conhecidas como pulsares, que emitem flashes regulares de ondas de rádio, como faróis cósmicos. Normalmente, essas estrelas de nêutrons giram em velocidades incríveis, levando apenas alguns segundos ou até mesmo uma fração de segundo para completar cada rotação.

Recentemente, descobrimos um transiente de rádio que não se parece com nada que os astrônomos tenham visto antes. Além de ter um ciclo de quase uma hora de duração (o mais longo já visto), ao longo de várias observações vimos que às vezes ele emitia flashes longos e brilhantes, às vezes pulsos rápidos e fracos e, às vezes, nada.

Não conseguimos explicar o que está acontecendo aqui. O mais provável é que seja uma estrela de nêutrons muito incomum, mas não podemos descartar outras possibilidades. Nossa pesquisa foi publicada na revista Nature Astronomy.

Um achado de sorte
Conheça a ASKAP J1935+2148 (os números no nome indicam sua localização no céu). Esse transiente de rádio periódico foi descoberto com o uso do radiotelescópio ASKAP da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO) em Wajarri Yamaji Country, no interior da Austrália Ocidental.

Este radiotelescópio tem um campo de visão muito amplo, o que significa que ele pode pesquisar grandes extensões do Universo muito rapidamente. Isso o torna muito adequado para detectar fenômenos novos e exóticos.

Usando o ASKAP, estávamos monitorando simultaneamente uma fonte de raios gama e procurando pulsos de uma explosão rápida de rádio, quando detectamos o ASKAP J1935+2148 piscando lentamente nos dados. O sinal chamou a atenção porque era composto de ondas de rádio “circularmente polarizadas”, o que significa que a direção das ondas gira como em torno de um saca-rolhas à medida que o sinal viaja pelo espaço.

Nossos olhos não conseguem diferenciar entre a luz circularmente polarizada e a luz comum não polarizada. Entretanto, o ASKAP funciona como um par de óculos de sol polarizadores, filtrando o brilho de milhares de fontes comuns.

Após a detecção inicial, realizamos outras observações durante vários meses usando o ASKAP e também o radiotelescópio MeerKAT, mais sensível, na África do Sul.

O mais lento transiente de rádio
O ASKAP J1935+2148 pertence à classe relativamente nova de transientes de rádio de longo período. Apenas dois outros já foram encontrados, e o período de 53,8 minutos do ASKAP J1935+2148 é de longe o mais longo.

Entretanto, o período excepcionalmente longo é apenas o começo. Vimos o ASKAP J1935+2148 em três estados, ou modos, distintos.

No primeiro estado, vemos pulsos brilhantes e polarizados linearmente (em vez de circularmente) com duração de 10 a 50 segundos. No segundo estado, há pulsos muito mais fracos, polarizados circularmente, com duração de apenas 370 milissegundos. O terceiro estado é um estado silencioso ou extinto, sem nenhum pulso.

Esses diferentes modos, e a alternância entre eles, podem resultar de uma interação de campos magnéticos complexos e fluxos de plasma da própria fonte com fortes campos magnéticos no espaço circundante.

Padrões semelhantes foram observados em estrelas de nêutrons, mas nossa compreensão atual das estrelas de nêutrons sugere que elas não deveriam ser capazes de ter um período tão longo.

Estrelas de nêutrons e anãs brancas
A origem de um sinal com um período tão longo permanece um profundo mistério, sendo uma estrela de nêutrons de rotação lenta a principal suspeita. No entanto, não podemos descartar a possibilidade de o objeto ser uma anã branca – as “cinzas” do tamanho da Terra de uma estrela como o Sol que esgotou seu combustível nuclear.

As anãs brancas geralmente têm períodos de rotação lentos, mas não sabemos como uma delas poderia produzir os sinais de rádio que estamos vendo aqui. Além disso, não há outras anãs brancas altamente magnéticas nas proximidades, o que torna a explicação da estrela de nêutrons mais plausível.

Uma explicação poderia ser que o objeto faz parte de um sistema binário no qual uma estrela de nêutrons ou anã branca orbita outra estrela invisível.

Esse objeto pode nos levar a reconsiderar nossa compreensão de décadas sobre as estrelas de nêutrons ou anãs brancas, especialmente sobre como elas emitem ondas de rádio e como são suas populações em nossa galáxia. São necessárias mais pesquisas para confirmar o que é o objeto, mas qualquer um dos cenários forneceria informações valiosas sobre a física desses objetos extremos.

A busca continua
Não sabemos há quanto tempo o ASKAP J1935+2148 está emitindo sinais de rádio, pois as pesquisas de radioastronomia não costumam procurar objetos com períodos tão longos. Além disso, as emissões de rádio dessa fonte só são detectadas durante apenas 0,01% a 1,5% de seu período de rotação, dependendo de seu estado de emissão.

Portanto, tivemos muita sorte de avistar o ASKAP J1935+2148. É bem provável que existam muitos outros objetos como esse em outras partes da nossa galáxia, esperando para serem descobertos.

Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Sorrisos duradouros: descubra o poder da odontologia preventiva  

De acordo com o Dr. José Olavo Mendes, especialista em implantes, a odontologia preventiva é um dos pilares para manter…

Notícias outubro 1, 2024

Homicídio em Ceilândia: Jovem de 21 anos é assassinado a tiros no Distrito Federal.

Um homem de 21 anos foi morto a tiros em frente a um bar na madrugada de domingo no Psul,…

Notícias agosto 18, 2025

Como registrar uma união estável em cartório: guia completo

A união estável é uma realidade cada vez mais comum no Brasil, sendo reconhecida como entidade familiar pela Constituição Federal.…

Notícias maio 13, 2025

Tribunal de Justiça de São Paulo altera nome de juiz Edward Wickfield para José Eduardo

Uma decisão recente do Tribunal de Justiça de São Paulo chamou a atenção ao alterar oficialmente o nome de um…

Notícias junho 27, 2025
Tribuna Capital

TribunaCapital: A voz da nova geração. Notícias quentes, debates acalorados e análises perspicazes sobre os temas que mais importam. Seja protagonista da conversa!

[email protected]  – tel.(11)91754-6532

Leonardo Rocha de Almeida Abreu mostra como o turismo ecológico impulsiona a economia local de forma sustentável.
Turismo ecológico e economia local: veja como a sustentabilidade pode fortalecer comunidades
agosto 25, 2025
Alex Nabuco dos Santos aponta os caminhos para entender as mudanças no mercado de lajes corporativas de alto padrão.
Segmento corporativo em ajuste: vacância, renegociações e o futuro das lajes premium
setembro 24, 2025
Turnê Djavanear 50 Anos: sucesso da música popular ganha data extra em São Paulo
dezembro 4, 2025
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?