Em um mundo majoritariamente digitalizado, ainda há quem enfrente dificuldades em se conectar virtualmente e usufruir dos benefícios digitais. Desse modo, o prefeito Caio Cunha implementou iniciativas em sua gestão que garantissem para todas as comunidades, principalmente as mais vulneráveis, o acesso à internet. Quer saber como a inclusão digital atua na inclusão de grupos minoritários em Mogi das Cruzes? Acompanhe o artigo!
A digitalização da prefeitura
Atualmente a internet e os aparelhos smart desempenham um papel importantíssimo em nossas vidas. Com eles é possível resolver inúmeras burocracias, atividades cotidianas e até mesmo consultas médicas sem sair de casa. Isso, levando em consideração a rotina corrida das cidades grandes, tem facilitado a vida dos cidadãos e reduzido significativamente o nível de estresse destes.
Assim, pensando em facilitar ainda mais a vida da população, Caio Cunha, um dos 100 prefeitos mais visionários das Américas, segundo a Bloomberg Philanthropies, realizou a digitalização da prefeitura, de processos e em plataformas que facilitam o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. Agora os mogianos podem realizar atividades, que antes deveriam ser efetuadas pessoalmente em uma instituição física, sem sair de casa.
Como a digitalização ajudou na pandemia?
A pandemia da Covid-19 exigiu um isolamento social por um período aproximado de dois anos. Dessa maneira, com a necessidade de evitar o contato social entre os cidadãos, muitos serviços públicos passaram a atuar integralmente de forma virtual, o que acelerou o processo de digitalização das prefeituras. No entanto, essa digitalização (por um lado, quase forçada), foi benéfica para auxiliar no combate da própria Covid-19.
Nesse período de pandemia a cidade de Mogi das Cruzes se destacou batendo o recorde de vacinação contra o coronavírus. Esse fator se deu graças a gestão de Caio Cunha, político três vezes mais votado em Mogi das Cruzes (2016, 2018 e 2020), que desenvolveu um sistema para agendamento das doses próprio para o município, o Clique Vacina. A partir do agendamento online muitas pessoas tiveram acesso à vacina, diminuindo a contaminação do vírus.
Mas como essa digitalização tem alcançado as comunidades mais carentes?
Assim como em qualquer outra cidade, Mogi das Cruzes conta com diversos grupos sociais em situação de vulnerabilidade. Diante disso, surgiu um novo desafio para a prefeitura: como levar o acesso à digitalização para essas comunidades? A partir de muitos estudos algumas estratégias foram traçadas, porém a solução que merece maior destaque foi a conectividade das escolas públicas.
O prefeito Caio Cunha, também empresário e autor do livro “Eles Ocuparam a Cidade”, implementou o acesso à internet para 100% das escolas municipais, fazendo com que todas as famílias usufruam da navegação digital, mesmo que não possuam internet em suas casas. A internet das escolas é usada principalmente para fins didáticos, mas também podem ser utilizadas para o agendamento dos serviços públicos pelas famílias dos alunos, desde que devidamente combinado com a secretaria da instituição.
Conclui-se assim que a conectividade nas escolas auxiliou não só na melhoria do aprendizado, como promoveu a inclusão social a partir da educação digital. Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes que foi vereador por 2 mandatos, recebeu reconhecimento internacional por essa iniciativa, frisando que suas soluções digitais na prefeitura são para facilitar o acesso à serviços públicos para todos os mogianos.