Tribuna Capital
  • Home
  • Notícias
    NotíciasShow More
    Daniel Brito Loyola
    Fintechs jurídicas e o futuro da monetização de processos: oportunidades para escritórios inovadores
    maio 20, 2025
    Aroldo Fernandes da Luz
    Como registrar uma união estável em cartório: guia completo
    maio 13, 2025
    Frente Fria Afeta São Paulo: Queda de Temperatura e Alerta da Defesa Civil
    maio 13, 2025
    Pedro Duarte Guimarães
    Pesca submarina: equilíbrio entre esporte, natureza e responsabilidade
    maio 7, 2025
    Lina Rosa Gomes Vieira da Silva
    Bichos Vermelhos e a importância de introduzir sustentabilidade nas escolas desde o ensino infantil
    abril 29, 2025
  • Política
    PolíticaShow More
    Relatório do governo de SP mostra ‘tarifaço’ de Trump como ameaça; entenda
    maio 13, 2025
    Governo de Tarcísio e a Remoção da Favela do Moinho: O Impacto na Comunidade e as Desafios para São Paulo
    abril 16, 2025
    Clima político esquenta: Vereador de São Paulo propõe tornar Fernando Haddad persona non grata
    abril 16, 2025
    Novo capítulo na capital: Mello Araújo assumirá Prefeitura de SP pela 1ª vez
    abril 16, 2025
    Fernando Haddad pode ser a principal aposta do PT para o governo de São Paulo em 2026
    abril 16, 2025
  • Tecnologia
    TecnologiaShow More
    Evento de inovação e tecnologia em educação começa nesta segunda (28) em SP
    maio 13, 2025
    São Paulo agora conta com um novo site de indicadores de ciência, tecnologia e inovação
    abril 16, 2025
    A Revolução da Inteligência Artificial em São Paulo: O Impacto do ChatGPT
    abril 16, 2025
    Mulheres em São paulo Ganham Oportunidades de Carreira na Tecnologia Através de Workshops Inovadores
    abril 16, 2025
    WhatsApp Vai Parar de Funcionar em Celular Antigo a Partir de 5 de Maio: O Que Você Precisa Saber
    março 3, 2025
  • Sobre Nós
Reading: Lightwall acelera expansão de tecnologia que revoluciona a construção civil
Share
Search
Tribuna CapitalTribuna Capital
Font ResizerAa
Search
  • Home
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
Tribuna Capital > Blog > Tecnologia > Lightwall acelera expansão de tecnologia que revoluciona a construção civil
Tecnologia

Lightwall acelera expansão de tecnologia que revoluciona a construção civil

Pyppe Tand
Pyppe Tand abril 18, 2024
Share
SHARE

Ser a empresa de construção civil mais inovadora do Brasil. Esse é o propósito da indústria de painéis pré-moldados para paredes, pisos e lajes Lightwall, comandada pelo engenheiro civil Marcus Fernando Dias Corrêa de Araujo, de 27 anos.

Fundada em 2017, a empresa ganhou destaque nacional a partir de 2022, quando sua tecnologia foi normatizada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A entrada de novos sócios, incluindo o empresário Carlos Wizard, famoso por ter criado, no passado, uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, vendida em 2013 ao grupo inglês Pearson, vem acelerando a expansão do negócio.

Este ano, a Lightwall inaugura uma segunda fábrica em Pernambuco, onde está sediada, e outra em Rio Claro, no interior de São Paulo, em parceria com o Grupo MNGT. “Essas duas unidades vão aumentar em 10 vezes a nossa capacidade produtiva”, afirma Araújo. Outras três fábricas estão em fase de planejamento, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A tecnologia Lighwall consiste em painéis pré-moldados, constituídos por duas placas de cimento recheadas com concreto leve, à base de EPS, que se encaixam uns aos outros. Com até 3 metros de comprimento, permitem construir paredes, pisos e lajes com mais rapidez e menos mão-de-obra, em comparação com o método tradicional.

Segundo Araújo, o sistema Lightwall torna a construção cinco vezes mais rápida, reduzindo seu custo em cerca de 15%, e vem sendo utilizado em obras dos mais variados tipos, incluindo hotéis, prédios, ciclovias, imóveis de alto padrão e casas populares, que podem ser erguidas em apenas três dias.

O sócio Carlos Wizard destaca outras vantagens da tecnologia, como o isolamento acústico e o conforto térmico muito superiores aos proporcionados pelas paredes de alvenaria convencionais. “Em hotéis, por exemplo, isso impede que a pessoa ouça a televisão do quarto ao lado”, ele observa. “Em lugares muito quentes, preserva temperaturas mais amenas em ambientes internos.”

Outro diferencial, Wizard ressalta, é o fato de os painéis serem também impermeáveis, evitando, em locais de solo úmido, a formação de mofo na parte inferior das paredes, como costuma ocorrer em construções de tijolo ou bloco.

Wizard destaca ainda a flexibilidade do Lightwall, que pode sofrer ajustes e cortes para receber instalações, ao contrário de outros painéis pré-moldados disponíveis no mercado.

Origem na Europa
A Lightwall foi criada pelo pai de Marcus Fernando, o arquiteto Marcus Araújo, que começou a atuar no ramo da construção em 1999, erguendo casas em Pernambuco. Em busca de soluções para acelerar as obras, ele conheceu no exterior a empresa que tinha desenvolvido a tecnologia, mas não encontrava mercado para aplicá-la, pois a região estava com baixa demanda por imóveis novos. Em 2016, importou um contêiner de painéis e começou a testá-los.

A iniciativa foi tão bem recebida que um ano depois a empresa adquiriu os equipamentos para fabricar os painéis no Recife. Em 2021, a Lightwall participou de um projeto capitaneado pelo governo federal, que buscava desenvolver tecnologias para aumentar a eficiência na construção de casas populares. A iniciativa acabou levando à criação de uma norma técnica específica para esse sistema construtivo, a ABNT NBR 17.073. A partir daí, o negócio decolou.

Para difundir seu produto, a empresa passou a participar de feiras voltadas ao segmento da construção civil. Nesses eventos, além de clientes, começou a receber consultas de potenciais concorrentes, que manifestavam a intenção de criar um produto semelhante. O que poderia ser visto como uma ameaça foi tratado como oportunidade – e a Lightwall desenvolveu um modelo de parceria para atrair sócios interessados na construção de fábricas pelo país.

O formato proposto prevê payback do investimento em cerca de três anos. “Se eles fossem fazer tudo do zero, levariam mais tempo do que isso para começar a gerar receita”, afirma Araújo. A nova fábrica de São Paulo e as unidades em planejamento em outros três estados seguem esse modelo.

A participação do empresário Carlos Wizard na sociedade ocorreu de outra forma. Ele entrou em contato com a Lightwall depois que a empresa fez uma apresentação de sua tecnologia para uma associação norte-americana que constrói casas para ex-combatentes de guerra e vítimas de desastres ambientais.

A partir dos Estados Unidos, a informação chegou a Wizard, que quis conhecer a empresa brasileira por trás da iniciativa. Ele conta que, ao ser apresentado à tecnologia, falou ao fundador da empresa: “Vocês têm a fórmula da Coca Cola da construção.”

Empreendedor de sucesso não apenas no ramo de escolas de idiomas, mas também no segmento de alimentação, onde atua com marcas como Mundo Verde, Pizza Hut, Taco Bell, KFC e Frango Assado, Wizard conta que a construção civil sempre foi uma paixão de sua esposa, Vânia Martins. “Ela viu o potencial da Lightwall de facilitar a vida de quem constrói e me incentivou a investir no negócio”, conta.

A companhia tem um plano de crescimento ambicioso, que inclui, além de novas fábricas, parcerias com empresas privadas, como grandes construtoras, e órgãos do setor público, além de expansão internacional. “Há projetos em andamento para a construção de milhares de casa utilizando nossos painéis”, diz Wizard.

À frente do negócio, o CEO, apesar de jovem, acumula mais de 10 anos de experiência no ramo da construção. Araújo começou a trabalhar na empresa da família aos 16 anos, primeiro no almoxarifado e depois em outras funções do chão de fábrica, enquanto cursava faculdade de engenharia civil, e aos poucos foi assumindo posições de liderança até ser escolhido pelos sócios para comandar o negócio.

Segundo ele, uma das razões do sucesso da empresa tem sido o crescimento baseado em parcerias. Nesse sentido, ele destaca a inspiração da XP para alavancar o crescimento do negócio.

“Sempre admirei empresas que mudaram o status quo em seus segmentos, como a XP fez no setor de investimentos. Queremos ter o mesmo impacto no setor da construção”, diz Araújo, que utiliza a plataforma da XP para investimentos e planeja aprofundar a parceria ao longo da jornada de expansão da Lightwall.

Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Tecidos para roupas de yoga: dicas para flexibilidade e conforto durante a prática, com Ernesto Matalon

De acordo com Ernesto Matalon, a prática de yoga vai além do simples exercício físico, envolvendo equilíbrio, concentração e conexão…

Notícias março 18, 2024

Lula recebe Plano Brasileiro de Inteligência Artificial em cerimônia em Brasília

Entrega do Plano Na terça-feira, 30 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma prévia do Plano…

Tecnologia julho 30, 2024

Conecte-se ao sucesso: a importância do networking em negócios de impacto social

Conforme o doutor em administração e empresário do Grupo Líder, João Augusto Lobato Rodrigues, o mundo dos negócios de impacto…

Notícias agosto 29, 2024

Bolsonaro é o próximo? O que prisão de Braga Netto indica sobre futuro do ex-presidente

A prisão de Braga Netto, ex-ministro da Defesa, tem gerado uma série de especulações sobre o futuro político do Brasil,…

Política dezembro 17, 2024
Tribuna Capital

TribunaCapital: A voz da nova geração. Notícias quentes, debates acalorados e análises perspicazes sobre os temas que mais importam. Seja protagonista da conversa!

[email protected]  – tel.(11)91754-6532

Lawrence Aseba Tipo
Descubra os sinais que indicam a hora certa de consultar um urologista!
janeiro 3, 2025
Filipe Arges Cursage
Transformando vidas através da educação: como os cursos profissionalizantes abrem portas para o futuro
novembro 21, 2024
Bruno Garcia Redondo
Princípio da dignidade da pessoa humana: o caminho para a proteção dos direitos fundamentais no Brasil
abril 24, 2025
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?